segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Leitura e releitura do texto se eu fosse um tomate

Este trabalho é parte do Projeto Alimentação e foi realizado com os alunos da sala de apoio. Então, primeiramente os alunos leram o texto: Se eu fosse um tomate, após houve a discussão acerca do texto e cada aluno colocou o que pensava sobre o assunto. Por conseguinte, cada aluno releu o texto e a professora então pediu que cada um se colocasse no lugar do menino e do tomate. Com o passar dos minutos e dos segundos cada aluno falou como se sentiria, Neste momento a professora pediu para que cada um escrevesse sobre isto, no entanto, poderia escolher outra fruta, legume ou verdura para colocar no lugar do tomate.
Após os textos prontos (num outro dia) levei os alunos a sala de informática para que os mesmos lessem o que escreveram.
Após a leitura, falei a eles que nós iríamos digitar os textos, então começou a ‘correria’, pois além dos alunos não conhecerem nenhuma ferramenta ou aplicativo do BR OFFICE, para muitos era o primeiro contato com o computador e a tal da internet. Mas, enfim, com o objetivo primeiro de proporcionar o contato com as TIC acredito que foi trabalhoso e ao mesmo tempo gratificante. A cada olhar dos alunos percebia-se claramente o seu encantamento para com o computador.
Avistar que mãozinha um tanto travada mal conseguia manusear o mouse,  às vezes me angustiava (eu professora), pois queria ajudar a todos ao mesmo tempo em contrapartida todos queriam a minha atenção o tempo todo. No entanto, com calma atendi e expliquei a todos que este é um novo programa, que a professora explicaria passo a passo, que cada um tem um ritmo e um tempo, que devemos respeitar isso e que  primeiramente eles iriam digitar o seu texto no editor de textos writer, depois pesquisar imagens na internet para decorar o mesmo,formatar o texto e aprender a abrir e a salvar os seus documentos.
Todos os alunos apreciaram a aula e para mim poder proporcionar a eles isto foi como alfabetizá-los novamente, e isso não tem preço.
Leitura, releitura e produção de texto a partir do texto: Se eu fosse um tomate.


Se eu fosse um tomate

(Augusta Schimidt)
Se eu fosse um tomate. Às vezes fico pensando o que seria de mim se eu fosse um tomate.  Nossa que horror! Já estou até me vendo todo gelado, espremido, junto com os outros lá na gaveta da geladeira.
É... Se eu fosse um tomate seria muito triste... Seria terrível... Seria o fim.
Sim porque eu odeio tomate e como poderia viver me odiando tanto?
Ainda bem que eu sou gente!
Ser um tomate deve ser pior do que chuva nas férias ou ficar sem jogar videogame por causa de nota baixa no boletim.  Bom, estou aqui pensando nisso, mas pra falar a verdade, eu nem sei o que é um tomate. Verdura eu sei que não é, porque verdura é verde. Será que tomate nasce embaixo da terra? Não pode ser, senão seria minhoca.
Ah, eu não sei o que é tomate, só sei que detesto isso. Aliás, eu nem sei pra que é que ele serve! Só se for pra dar trabalho, pois quando vou comer, preciso ficar prestando atenção só pra não ter que engolir o danado. Às vezes ele vem disfarçado no meio de folhas de alface. Acho que vou perguntar pra professora, pra que serve o tomate, porque se perguntar pra minha mãe, certamente ela vai querer que eu experimente. Mãe é sempre assim, acha utilidade pra tudo!


Se eu fosse uma maçã

Fico aqui pensando... Se eu fosse uma maçã... Ia ser tão bom, ia ser tão maravilhoso! Sim, porque a maçã é uma fruta tão lisinha, de forma arredondada e bonitinha.
Ser maça é melhor do que ser jiló, porque jiló é amargo e quase ninguém gosta. A maçã não, ela é docinha e azedinha ao mesmo tempo.
Ser maçã é melhor do ser cebola, isso mesmo, porque a cebola, quando é descascada tem um cheiro horrível e suas substancias quando entram em contato com os olhos fazem as pessoas chorarem, e eu não, a maça é cheirosa e inspira sentimentos bons.
Estou pensando nisso agora, com tantas qualidades, ser maçã deve ser bom. Pois, além de ser uma fruta saudável e nutritiva é utilizada em muitos pratos culinários. A maçã possui um excelente valor nutritivo, pois em sua casca encontramos a pectina que ajuda a reduzir o colesterol do sangue. Além disso, é um fruto rico em vitaminas B1, B2, ferro e fósforo. Também sirvo para fazer sucos, geléias, cucas, bolos, doces, vinhos, vinagres, etc. Acho que gostaria de ser maçã, pois seria apreciada por várias pessoas.
Que legal seria... Ser uma maça! Seria apreciada, desejada e amada por várias pessoas. Sim, amada!  Porque a minha cor vermelha e o meu formato são associados ao amor, além de ter um nome bem sugestivo: maçã do amor.
É o amor! O amor é um sentimento que leva a desejar o bem a outra pessoa. Se eu fosse uma maçã seria maravilhoso, porque tanto amor, tanta emoção, a vida me fez assim, doce, entregue a realizar coisas somente boas.
O bem, fazer o bem sem olhar a quem. Ajudar! Ajudar alguém! Ajudar é sempre bom e é demonstração de amor. Ajudar a quem precisa seja diretamente ou indiretamente é uma atitude de bem, vale a pena ajudar sempre na medida das nossas possibilidades, sem impor condições.
Cada um deve fazer a sua parte. Se não puder fazer uma grande ajuda faz uma pequenininha! O que vale não é o tamanho da intenção, mas sim a vontade de fazer. Aliás, fazendo o bem será estimada por todos e quem que não gosta de ser querida e amada pelos outros?

 Autora: Kauana


Um comentário:

  1. Olá Nizeli!

    Seu relato é simplesmente o máximo para nós que trabalhamos no sentido de sensibilizar os professores da necessidade de integrar o computador e outros recursos tecnológicos a sua prática pedagógica. Além de que os textos são tudo de bom. Um abraço.

    ResponderExcluir