segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Se eu fosse um abacaxi

Se eu fosse um abacaxi


Se eu fosse um abacaxi. Às vezes fico pensando... Se eu fosse um abacaxi. O que seria de mim se eu fosse um abacaxi! Nossa, nem seria tão terrível assim, pois, não tenho uma boa aparência, mas o gosto é muito bom.

Se eu fosse abacaxi, seria uma fruta. Epa! Fruta? Será que abacaxi é fruta? Agora vamos esclarecer algumas coisas! O abacaxi é uma infrutescência, ou seja, cada pequeno gomo é uma flor independente que depois de fecundada se junta aos demais se tornando carnosos e açucarados formando um único fruto.

Muitos pensam que eu sou flor, já outros pensam que sou fruta. No entanto, sou da família das bromélias, sou uma infrutescência comestível e aromática.

Devido a minha aparência, é eu sou meio feinho, sou espinhoso e minha coroa (folhas) também é espinhosa e machuca todos que colocam a mão em mim. O meu nome também é associado a uma tarefa complicada, muitas pessoas usam essa expressão ‘descascar um abacaxi’ para se referir quando tem ou precisam resolver um problema.

Estou pensando nisso agora, ser um abacaxi nem é tão ruim assim, é porque mesmo não sendo bonitinho ele serve de utilidade para várias coisas.

O abacaxi é fonte de vitaminas e é utilizado em diferentes formas: pedaços em calda, suco, pedaços cristalizados, geléias, licor, vinho, vinagre e aguardente.

Como subproduto desse processo industrial pode-se obter ainda: álcool, ácidos cítrico e ascórbico. Então, veja como sou importante.

Aliás, também estou pensando... Na aparência do abacaxi... É claro! Mas, pra falar a verdade, muitas pessoas são iguais ao abacaxi, ou seja, feinhas por fora, mas bonitas por dentro. Por isso, digo, não devemos julgar as pessoas pela sua aparência externa e sim pelo que ela é, pelas suas ações e atitudes.

 
Autor: Jairo

Nenhum comentário:

Postar um comentário