terça-feira, 5 de outubro de 2010

Pirâmide Alimentar

Este trabalho também é parte do projeto alimentação e foi desenvolvido com os alunos da sala de apoio. Após discutirmos sobre a alimentação saudável os alunos pesquisaram e escreveram sobre a Pirâmide Alimentar após confeccionaram uma Pirâmide Alimentar Saudável e outra Pirâmide Alimentar Não Saudável.

PIRÂMIDE ALIMENTAR
Nós alunos da Sala de Apoio trabalhamos o projeto Alimentação para oportunizar a todos nós o desenvolvimento da consciência e da necessidade de uma alimentação saudável. Sabe-se que, um dos fatores que influenciam na saúde é, sem dúvida, a alimentação. Para que as necessidades orgânicas e psicológicas sejam supridas, é necessário que se tenha uma alimentação equilibrada, sendo composta de alimentos variados, fornecendo os nutrientes básicos para o corpo. Atualmente utiliza-se como referencial de uma alimentação ideal a PIRÂMIDE dos ALIMENTOS, ela é um guia geral para que você possa escolher uma dieta saudável e que dá uma orientação de forma simples de qual alimento deve entrar em nossa alimentação diária e em que porção.

 
MASSAS, CEREAIS, PÃES E TUBÉRCULOS (1° nível da pirâmide - 5 a 9 porções diárias)
Na base da pirâmide, estão os alimentos Energéticos ricos em carboidratos, que são responsáveis pelo fornecimento da maior parte das energias de que precisamos. São os Cereais, pães, raízes e tubérculos.

FRUTAS (3 a 5 porções diárias) VERDURAS E LEGUMES (4 a 5 porções diárias)
No segundo degrau da pirâmide estão os alimentos reguladores, ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e água. São as Hortaliças, as verduras, as frutas e os sucos de frutas naturais.

 
LATICÍNIOS (3º nível da pirâmide - 3 porções diárias) CARNES E OVOS (3º nível da pirâmide - 1 a 2 porções diárias) LEGUMINOSAS (3º nível da pirâmide - 1 porção diária)
No terceiro degrau estão os alimentos construtores, ricos em proteínas e cálcio, ferro e zinco. São eles: o leite, os derivados de leite, queijos, bebidas lácteas etc., os ovos, os peixes, as carnes, o feijão, a soja, a ervilha, etc.

ÓLEOS, GORDURAS, AÇÚCARES E DOCES (4º nível da pirâmide – 1 a 2 porções diárias )
No último degrau da pirâmide estão os alimentos energéticos, ricos em calorias e colesterol. São necessários para o nosso organismo, pois as gorduras e o colesterol transportam as vitaminas A, D, E, K, mas devem ser consumidas em pequenas quantidades. Já os açúcares, balas, chocolates, salgadinhos, são alimentos energéticos que provêem muitas calorias e poucos nutrientes e devem ser consumidos com moderação.








Nenhum comentário:

Postar um comentário